All for Joomla All for Webmasters

logo

Emprego

GOV PROGRAMATICA 728X90 BR104

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

19/04/2024

idosos

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo no nome de um idoso morto que ela trazia em uma cadeira de rodas circulou nas redes sociais e na imprensa e causou indignação até mesmo no exterior. Presa, Érika de Souza Vieira Nunes alega que estava tentando buscar o dinheiro para que o tio comprasse uma TV e reformasse a casa, mas a polícia trata o caso como tentativa de fraude porque Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já estava morto no momento em que a sobrinha pedia para que ele assinasse.

Independentemente do desfecho do caso, as suspeitas chamam a atenção para a vulnerabilidade de idosos, e especialistas ouvidos pela Agência Brasil descrevem que o cenário no país é de aumento da exploração e agressão a essa população.

Só nos três primeiros meses de 2024 já foram registradas 42.995 denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). Número bem maior do que os do mesmo período de 2023, com 33.546 registros, e de 2022, com 19.764. Entre os abusos mais comuns este ano, destaques para negligência (17,51%), exposição de risco à saúde (14,68%), tortura psíquica (12,89%), maus tratos (12,20%) e violência patrimonial (5,72%).

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reforça que o Disque 100 funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita, discando 100 em qualquer aparelho telefônico. Pela internet, as denúncias podem ser feitas no site da Ouvidoria, pelo WhatsApp (61) 99611-0100) ou Telegram. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), no site da Ouvidoria.

São João de Caruaru inicia hoje com vasta programação na zona rural

19/04/2024

roça

Nesta sexta-feira (19), terá início o Maior e Melhor São João do Mundo em Caruaru com o São João na Roça. A programação é 100% composta por artistas de forró.
Todos os artistas que vão se apresentar no São João na Roça se inscreveram no edital, que foi lançado em dezembro de 2023. No total, a festa na zona rural terá 65 atrações até o encerramento, marcado para o dia 31 de maio.

Programação completa do São João na Roça 2024 neste fim de semana:

19 de abril (sexta-feira) - Gonçalves Ferreira

18h - Grupo de Dança Flor e Barro (itinerante)
18h - Batalhão de Bacamarteiros 17 (itinerante)
18h - Trio Fole de Ouro
20h - Cheiro de Sanfona
22h - Assisão

20 de abril (sábado) – Malhada de Barreira Queimada

18h - Banda de Pífanos Alvorada (itinerante)
18h - Quadrilha Molecodrilha (itinerante)
18h - Trio Tabajara
20h - Elifas Junior
22h - Petrúcio Amorim

Prefeitura de Caruaru divulga edital para nova etapa do concurso público

18/04/2024

concurso

A Prefeitura Municipal de Caruaru divulgou, na terça-feira (16), o edital para uma nova etapa do maior concurso público da história da cidade. Nessa nova fase serão ofertadas 60 vagas para a secretaria de Saúde, Ceaca e Fundação de Cultura.

As inscrições começam na segunda-feira (22) e seguem até 4 de junho.

Os interessados podem se candidatar por meio do site do Ibam. O candidato deve acessar o site www.ibam-concursos.org.br, localizar o link do "Concurso Público do Município de Caruaru/PE, clicar em "Cargos disponíveis" e escolher o cargo para o qual deseja realizar a inscrição. O prazo para solicitação de isenção será no período de 22/04 a 26/04.

Os cargos de nível fundamental e médio, as vagas são para:

Ceaca (05 vagas) - Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Manutenção.

Os cargos de nível médio e superior, as vagas são para:

Fundação de Cultura (05 vagas) – Analista Contábil, Analista Jurídico e Auxiliar de Serviços Administrativos.

Os cargos de nível superior, as vagas são para:

Secretaria Municipal de Saúde (50 vagas) – Engenheiro Clínico, Médico em saúde da família e comunidade e Médicos Especialistas.

Ressaltamos que essa nova etapa é apenas a primeira da Secretaria de Saúde e que, ao longo do concurso, serão ofertadas novas vagas para diversos níveis e cargos.

São Paulo vai usar IA para elaborar aulas digitais da rede pública

18/04/2024

ia

O governo de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial, como o ChatGPT, para a elaboração de aulas digitais ofertadas aos alunos da rede pública de ensino. O governador Tarcísio de Freitas disse que a ferramenta será um “facilitador” na produção das aulas, e negou que irá substituir o papel do professor em sala de aula.
“Acho que as ferramentas estão aí e a gente tem que usar a tecnologia para facilitar a nossa missão. A gente não pode deixar de usar a tecnologia por preconceito, por qualquer razão. Obviamente, tem que usar a tecnologia com parcimônia, tem que usar com todas as reservas que são necessárias”, disse o governador ao participar de evento na quarta-feira (17).

Segundo ele, os conteúdos a serem elaborados pela inteligência artificial terão de passar pelo aval dos professores antes de serem entregues aos estudantes.
“Você pode usar uma ferramenta que pode facilitar o esforço inicial, mas isso vai passar pela revisão, vai passar pelo olhar, vai passar pela inteligência dos nossos professores. Nós temos excelentes conteudistas, nós temos excelentes profissionais. Eu acredito muito na melhoria da qualidade do ensino”, acrescentou.

No ano passado, o governo paulista enfrentou problemas com os materiais digitais escolares. Na ocasião, foram encontrados graves erros factuais nos slides usados pela rede estadual de educação. A Justiça de São Paulo chegou a suspender a distribuição dos conteúdos.

Em um dos trechos, era dito que, em 1888, Dom Pedro II assinou a Lei Áurea, quando, na verdade, a lei que encerrou a escravidão institucionalizada no Brasil foi assinada pela filha do monarca, a Princesa Isabel. Em outro trecho, era dito, também de forma equivocada, que o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade são transmissíveis pela água.

Casa Estação da Luz, em Olinda, recebe a exposição Alceu Valença

18/04/2024

alceu

A Casa Estação da Luz, localizada no bairro do Carmo, em Olinda, recebe a partir desta quinta-feira (18), a exposição "Alceu Valença, uma geografia visceral nordestina". O público poderá conferir mais de 200 objetos, entre peças do acervo pessoal, fotografias e vídeos históricos, exposição sobre a trajetória e obra de Alceu Valença que suscitam para a construção de um imaginário tradicional e contemporâneo do Nordeste.

“O título desta exposição traz a geografia, mas não como mero recurso retórico, para celebrar a obra do genial Alceu Valença e os seus mais de cinquenta anos de carreira. A começar pelo Nordeste que é, antes de tudo, uma direção geográfica, mas aqui se insere como uma consciência íntima da sua produção artística”, adianta Rafael Antonio Todeschini que, nos últimos dois anos, esteve à frente da equipe de pesquisa e assina a curadoria desta exposição.

“(Na obra de Alceu), é com o reconhecimento de um imaginário nordestino de paisagens, ritmos, expressões, lugares, frutas, bichos e tantos amores, que se reúnem os elementos que impregnam uma estética viva e contemporânea”, segue o curador.

 

Relacionados