Secretaria de Saúde de Caruaru recomenda atualização da vacina tríplice viral
A Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou uma nota recomendando a atualização da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação segue um alerta do Ministério da Saúde.
De acordo com o Ministério, doenças como sarampo e rubéola, eliminadas do Brasil, respectivamente, desde 2001 e 2010, estão voltando a circular. O último boletim da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) aponta que, em 2018, 45 casos de sarampo foram confirmados em países da América.
Diante do grande fluxo de viajantes entre Pernambuco e as regiões de países afetados, a pasta alerta sobre o risco de reintrodução do vírus do sarampo e recomenda a atualização vacinal. Os grupos considerados de maior risco são crianças de 12 meses a 5 anos; pessoas que vão viajar para as regiões afetadas; profissionais de saúde; e trabalhadores que tem contato com viajantes.
Em Caruaru, a vacinação deve ser feita nos Centros de Saúde e nos Postos de Saúde da Família (PSFs).
Confira o esquema vacinal divulgado pela pasta:
- Indivíduos de 12 meses a 4 anos de idade: 2 (duas) doses, a 1ª dose com tríplice viral aos 12 meses de idade e a 2ª dose deve ser realizada aos 15 meses de idade com tetra viral;
- Indivíduos de 5 a 29 anos de idade não vacinados: 2 (duas) doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses;
- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 (uma) dose de tríplice viral;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 (duas) doses com a vacina tríplice viral independente da idade.