Secretaria de Saúde de Pernambuco realiza capacitação sobre casos de conjuntivite
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está reforçando o protocolo de atendimento para casos de conjuntivite, após identificar um aumento no número de pacientes com a doença. As diretrizes são validadas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e unificam os protocolos de diagnóstico e tratamento.
De acordo com a Secretária Executiva de Atenção à Saúde da pasta, Cristina Mota, é importante que a população saiba que é possível procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nos postos de saúde e nas UPAs.
"Nesses serviços, o paciente será consultado por um médico generalista, que fará a análise inicial e dará os encaminhamentos devidos de acordo com o exame clínico. Em situações que o profissional de saúde verifique a necessidade de um atendimento especializado, será feito o encaminhamento, via Regulação do Estado, para um especialista", explicou.
A secretária explicou, ainda, que há algumas medidas que podem ser adotadas pela população para evitar a proliferação da conjuntivite, como lavar as mãos e o rosto frequentemente; evitar coçar os olhos; e evitar o uso de objetos como copos, talheres e maquiagem de pessoas com a doença.
A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções oculares de pessoas infectadas ou com objetos contaminados. Os principais sintomas são: hiperemia da conjuntiva (vermelhidão nos olhos) e lacrimejamento; coceira, irritação e sensação de desconforto nos olhos; secreção purulenta ou esbranquiçada; pálpebras grudadas ao despertar; fotofobia e sensação de areia ou ciscos nos olhos.