Diretrizes de segurança para festas juninas de Pernambuco são divulgadas
A solicitação formal do reforço de segurança e vistorias estruturais para a realização de eventos durante o período junino, em Pernambuco, deve ser feita até o dia 11 de maio. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado, os pedidos para eventos com aglomeração popular devem ser feitos por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
No caso de processos específicos para trios elétricos e estruturas físicas de apoio, como palcos e camarotes, as solicitações devem ser feitas diretamente pelo portal www.bombeiros.pe.gov.br. O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o efetivo será definido a partir de informações como estimativa de público, local e horário de evento e qualificação do realizador da festa.
"Analisando as informações repassadas e os riscos envolvidos, vamos fazer todos os esforços necessários para distribuir a gama de serviços disponibilizados pela SDS, a exemplo do reforço de efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros, assim como unidades extras das policias Civil e Científica", explicou.
O texto aponta, ainda, as limitações de atuação do efetivo. Às sextas-feiras, aos sábados e no dia de São João (24 de junho), permitem-se eventos das 10h às 2h. Nos demais dias da semana e domingos, as festividades devem ocorrer das 10h à 0h.
Para vistoria do Corpo de Bombeiros em trios elétricos, palcos, camarotes, tablados e afins, as estruturas devem estar aptas até 48h antes da realização do evento.