Governador solicita estudos para redução do rodízio em Caruaru
A Compesa pode realizar estudos técnicos para analisar a possibilidade de redução do rodízio de abastecimento de água em Caruaru até o período junino. A solicitação foi feita pelo governador Paulo Câmara, após a Barragem do Prata sangrar e o"volume morto" da Barragem de Jucazinho ser superado.
"As duas situações abrem boas perspectivas de abastecimento para várias cidades do Agreste, após sete anos consecutivos de seca", afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Segundo ele, o cenário de abastecimento na região é bastante otimista.
A expectativa da Compesa é que, no início do mês de junho, o abastecimento das cidades de Riacho das Almas, Cumaru e Passira, atualmente atendidas pelo Sistema Prata/Pirangi, seja retomado via Sistema Jucazinho.
"Retirando essas cidades do Sistema Prata/Pirangi, sobrará mais água para o abastecimento de Caruaru. Os estudos que serão desenvolvidos apontará em que nível se dará a redução do rodízio no município", defendeu.
Tavares adiantou, no entanto, que a melhoria do abastecimento não podem ser imediata. De acordo com ele, antes da retomada do Sistema Jucazinho, vários procedimentos precisam ser realizados. Com a Barragem do Prata cheia, o abastecimento de Caruaru está garantido até o final de 2019.