Pernambuco deve adotar placas de padrão Mercosul até dezembro
A implantação das placas de veículos padrão Mercosul têm um novo prazo para ser iniciada no Brasil: 1º de dezembro. Em Pernambuco, a medida deve ser adotada até o mês de junho, dependendo da autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As novas placas serão obrigatórias na compra de todos os tipos de veículos, novos ou usados.
Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o valor do emplacamento deverá ser menor que o atual. "Com o novo sistema, já que não tem mais a tarjeta e a questão da película reflexiva, a placa vai custar, no máximo, no mercado, cerca de R$ 70,00. Hoje, o valor da placa atual chega a R$ 140,00. A população não precisa se preocupar. Primeiramente, o processo ocorrerá nos veículos zero", explicou.
De acordo com o Contran, as placas devem ter fundo branco com margem superior azul, contendo no lado esquerdo o logotipo do Mercosul e do lado direito a bandeira do Brasil. Ela contará com sete caracteres alfanuméricos, controlados e fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, com o último caractere obrigatoriamente numeral.
Também há a exigência de que as placas tenham QR Code, que contenham números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante da placa. Em Pernambuco, mais de 120 fábricas de placas já estão autorizadas a produzir seguindo o novo padrão.