Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em Caruaru
O Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que seria encerrada nesta sexta-feira (1º). A medida foi motivada pela paralisação dos caminhoneiros, que afetou os serviços de atendimento em saúde. Com a prorrogação, a imunização seguirá até o dia 15 de junho.
A determinação do Ministério é que, caso haja disponibilidade de vacinas, os municípios podem ampliar o público-alvo para atender crianças de 5 a 9 anos e idosos entre 50 e 59 anos. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, a medida não será adotada em Caruaru.
Mesmo com a ampliação do prazo, no município, a imunização continua sendo voltada para os mesmos grupos prioritários: gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A pasta reforçou que as pessoas que foram imunizadas no ano passado devem tomar uma nova dose, já que a taxa de proteção dura apenas alguns meses. A vacina é contraindicada para quem tem alergia severa ao ovo, já que o imunizante é produzido dentro da casca e se replica a partir da gema e da clara.