Petroleiros suspendem greve em Pernambuco
A greve dos petroleiros em Pernambuco, deflagrada na quarta-feira (30), foi suspensa. Inicialmente, a paralisação teria duração de 72 horas. O anúncio da suspensão foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco (Sindipetro-PE), seguindo a determinação do comando nacional.
A medida foi definida após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter aumentado de R$ 500 mil para R$ 2 milhões a multa diária aplicada aos sindicatos que aderissem à movimentação. O coordenador-geral do Sindipetro-PE, Rogério Almeida, explicou que a decisão foi tomada em duas assembleias.
Segundo Almeida, os trabalhadores decidiram acatar a indicação da Federação Única dos Petroleiros, que anunciou que iria orientar os sindicatos da categoria a suspender a greve.
"A gente entendeu que decisão da juíza [a ministra Maria de Assis Calsing, do Tribunal Superior do Trabalho] foi para inviabilizar a greve, mas continuamos mobilizados. Estamos fazendo hoje reuniões com as bases para anunciar a decisão das assembleias e, na semana que vem, teremos nova reunião para definir os próximos passos", afirmou.