All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha é celebrado em Caruaru

WhatsApp Image 2018 07 26 at 15.13.50Em celebração pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, comemorado nesta quarta-feira (25), representantes de entidades ligadas ao movimento negro, sociedade civil e órgãos públicos compareceram ontem ao auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM) para a abertura da Semana da Mulher Negra

. O evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da SPM, foi marcado pelo lançamento da campanha “Xô Racismo e Violência, Avante Resistência”, que tem o intuito de dar visibilidade aos alarmantes dados de violência contra mulheres negras no Brasil, bem como divulgar os contatos que as vítimas podem solicitar apoio, quando necessário.

O evento foi pontuado por momentos de muita emoção, através dos depoimentos das participantes da mesa e da plateia, e envolveu falas e intervenções artístico-culturais. O Coral Cantando a Vida, da SPM, formado por 14 mulheres, se apresentou com músicas de cantoras negras, entre elas, Olhos Coloridos, de Sandra de Sá, e Canto das três Raças, de Clara Nunes. Membros do Coletivo Afro Ilê Dandara fizeram uma pequena apresentação musical. A mesa de honra foi composta por Lucimary Passos, do Coletivo Afro Ilê Dandara, pela vice-presidente estadual da UNEGRO, Fabiana Maria da Silva, pela analista do Ministério Público, Leilane Paixão, e pela secretária da SPM, Perpétua Dantas.

Além das falas e apresentações, o evento também contou com a exposição das bonecas orixás, da artista plástica Daniele Guerreiro, que integra o Ateliê Meninas de Barro, com as esculturas em barro de entidades femininas de religiões de matriz africana, entre elas, Obá, Oxum, Iemanjá, Yansã e Nanã. “A data foi celebrada com muita vivência e propriedade. Observar essas mulheres e enxergar onde elas estão na cidade, serviu de inspiração para a criação do evento e da programação, com o objetivo de mostrar que nós, mulheres negras, somos luta e resistência de fato”, ressaltou a coordenadora da Mulher Negra da SPM, Tamyres Cardoso.

O evento iniciado ontem segue até o próximo domingo (29) com uma programação diversificada. Nesta quinta-feira (26) teve uma reunião com a câmara técnica de enfrentamento à violência de gênero – Mulher Negra, Racismo e Violência – no Centro de Referência da Mulher Maria Bonita e nesta sexta (27), às 18h, as servidoras seguem para a Zona Rural de Caruaru, com o Cine Afro-Mulher na Comunidade do Boi Tira-Teima. Durante o final de semana a equipe da SPM subirá o Monte Bom Jesus para promover a Feira Afro-Mulher com as artesãs atendidas pelos programas sociais desenvolvidos pela SPM, das 13h às 18h. No sábado (28), o Grupo de Capoeira Raça Nobre se apresentará no local, e no domingo, será a vez do elenco feminino do Boi Tira-Teima e do Coletivo Afro Ilê Dandara animarem a “feirinha”.