Artesão Antônio de Joca será homenageado pela Associação do Alto do Moura nesta segunda-feira (03)
Será homenageado, in memorian, nesta segunda-feira, dia 03, pela Associação do Alto do Moura (ABMAM) em Caruaru, o artesão Antônio Miguel da Silva, mais conhecido como Antônio de Joca. O evento acontecerá na própria associação, localizada na Avenida Mestre Vitalino, número 107, a partir das 19h. De acordo com a organização, algumas de suas peças estarão expostas para visitação na ABMAM até 30 de setembro.
Nascido no dia 10 de novembro de 1935, Antônio de Joca perdeu seus pais quando tinha apenas 12 anos e, desde então, teve que trabalhar para manter a si próprio e ajudar a família. Ele herdou o dom para a arte de um dos seus tios, o Mestre Vitalino. A arte para fazer bonecos de barro, valeu-se da aptidão para criar todo tipo de peça, com destaque para os bonecos agricultores, bois e cavalos marinhos. Para complementar a renda, trabalhava, também, na agricultura. Antônio casou-se com com Josefa Maria da Silva, dona Zefa, e teve 13 filhos: dois homens e onze mulheres.
Antônio de Joca, faleceu no dia 15 de junho de 2015, deixando um legado que orgulha a todos, pois, segundo os familiares, não havia dificuldade, por maior que fosse, que lhe tirasse o bom humor. "Taqueta, homi!".