Mais de 150 mil eleitores tiveram o título cancelado em Pernambuco
Cerca de 150.252 eleitores de Pernambuco estão proibidos de participar das eleições de 2018 por falta do cadastramento no sistema de biometria. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), isso equivale a 2,5% do total dos cerca de 6,5 milhões de pessoas aptas a participar do pleito no estado. Em todo o país, mais de 3,3 milhões de brasileiros tiveram os títulos cancelados.
Na noite de quarta-feira (26), o cancelamento chegou a ser contestado pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), mas a anulação dos títulos foi mantida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com o assessor da corregedoria do TRE-PE. Orson Lemos, o sistema de biometria foi implantado em 38 dos 184 municípios pernambucanos. No último ciclo de cadastramento, entre 2016 e 2018, foram cancelados 253.323 títulos de pessoas que não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral. Mas nem todos os eleitores foram punidos.
Quase metade dos títulos cancelados (1,5 milhão, ou 44,7%) pertence a sete dos nove Estados do Nordeste.
Para saber se você é portador de um dos títulos cancelados, basta acessar a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), inserir seu nome completo e data de nascimento. Com os dados, o sistema vai informar se a situação eleitoral está "regular".