Urnas eletrônicas passam por vistorias em Caruaru
O trabalho de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas em Caruaru foi concluído. Nesta segunda-feira (1º), a equipe do Fórum Eleitoral do município realizou uma simulação de eleição com os equipamentos. A urna que foi sorteada para o teste ficará na Policlínica de Itaúna.
De acordo com o juiz eleitoral, Marupiraja Ramos Ribas, em entrevista à Rádio Cultura, em todas as preparações de urnas eletrônicas do Brasil, o juiz eleitoral e o promotor têm que escolher uma urna. "Nós simulamos aqui três votos para os diversos cargos e fizemos os testes para saber se os candidatos inaptos foram realmente eliminados e os testes foram um sucesso”, esclareceu.
O magistrado afirmou, ainda, que as urnas que estavam com defeitos já foram trocadas. “Essa preparação é feita, pessoalmente, pelo juiz eleitoral e pelo promotor eleitoral. Nós fiscalizamos essa preparação das urnas. Vimos que tinham urnas que estavam com problema de áudio, urnas com baterias trocadas. Toda essa fiscalização é feita para assegurar que realmente o processo eleitoral é seguro”, defendeu.
O primeiro turno das eleições acontecerá neste domingo. De acordo com o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Caruaru tem 216.900 eleitores cadastrados.
Por Stephanie D'ávila, da Rádio Cultura