Pernambuco registra mais de mil casos de sífilis transmitida de mãe para filho
Entre os dias 1º de janeiro e 11 de setembro de 2017, Pernambuco registrou 1.022 casos de sífilis congênita. Nestes casos, a transmissão ocorre da mãe para o filho, durante a gestação. Durante todo o ano de 2016, foram contabilizadas 1.507 ocorrências. O balanço foi divulgado pela Secretaria Estadual de Pernambuco (SES).
O tratamento para a doença é disponibilizado gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a pasta, o ideal seria que as mulheres e seus parceiros sexuais fizessem o teste rápido da doença antes da gravidez. No entanto, a enfermidade também tem cura durante a gestação.
"A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e com tratamento disponível. Vivenciamos uma epidemia no Brasil e temos notado um aumento no número de casos no nosso Estado. Por isso a necessidade de informar a população sobre o assunto e incentivar o uso de camisinha em todas as relações sexuais, maneira mais eficaz de evitar essa e outras infecções sexualmente transmissíveis", aponta o coordenador do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), François Figueiroa.