Compesa realiza manutenção do sistema que levará água do Rio São Francisco para o Agreste
Os trabalhos para o novo sistema que levará água da transposição do Rio São Francisco para municípios do Agreste estão sendo realizados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). As obras devem permitir o equilíbrio operacional do sistema que está em fase de testes, há algumas semanas, em Pesqueira e Belo Jardim.
Após os últimos testes realizados no trecho da Adutora do Agreste, compreendido entre os dois municípios, no período de 28 de dezembro a 2 de janeiro, a Compesa conseguiu operar o sistema por 28 horas. Com isso, foi possível abastecer, mesmo que precariamente, alguns bairros das cidades de Belo Jardim, nesse período. Porém, segundo o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, por se tratar da operação de um novo sistema, extenso e de grandes diâmetros, a ocorrência de vazamentos são comuns, como aconteceu na última sexta-feira (4) no trecho do Adutora do Agreste, em Belo Jardim.
Segundo a Compesas, essas ocorrências obrigaram a compainha a suspender os testes e, consequentemente, o abastecimento de água para manter a segurança e não comprometer o sistema. Os serviços de manutenção (consertos dos vazamentos) estão em execução e a expectativa é de que sejam corrigidos nos próximos 10 dias.