Caruaru conta com médicos em 100% das Unidades de Saúde da Família
Diferentemente da realidade de outros municípios do Norte e Nordeste, todas as 73 equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) de Caruaru estão contando com o profissional médico. No fim de novembro do ano passado, após a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos, a cidade teve uma baixa de 15 profissionais.
Com o lançamento do edital do Ministério da Saúde, todas as vagas foram preenchidas na Capital do Agreste, incluindo as quatro vagas que estavam em aberto há alguns meses.
A Atenção Básica é responsável por ações de saúde preventivas e curativas, que acontecem na Unidade Básica, sede da equipe, na zona urbana e zona rural de Caruaru. As equipes são formadas por médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e os agentes comunitários de saúde.
Os profissionais têm como objetivo prestar uma assistência integral e humanizada a toda família e comunidade. Além disso, eles contam com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que oferece cuidados à saúde individual e coletiva.
Todas as unidades de saúde da Atenção Básica funcionam de segunda a sexta-feira nos dois turnos – manhã e tarde. Em 2018, mesmo com o desfalque em algumas unidades, foram realizados mais de 441 mil atendimentos nas ESF´s do município.