Polícia Militar de Pernambuco divulga esquema de segurança para Enem
Durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Polícia Militar de Pernambuco realizará um esquema especial de segurança. Ao todo, nos dias 5 e 12 de novembro, serão realizados 2.957 lançamentos, nos 728 locais em que as provas serão aplicadas.
O efetivo foi dividido em dois grupos. No dia 5 de novembro, serão 1.479 policiais. Já no dia 12, a segurança contará com 1.478 PMs. As escoltas dos cadernos de testes até os locais de prova estão programadas para ocorrer às 6h.
"Antes, o Enem acontecia em um único fim de semana. No sábado, o efetivo tinha que ficar até as 23h30 ou meia-noite, por causa dos candidatos sabatistas [que não fazem provas aos sábados, em virtude de questões religiosas]. Isso desgastava muito os policiais. Agora, com uma semana de intervalo, acredito que tudo será feito de uma forma mais organizada", aponta o coordenador operacional da corporação durante a seleção, major Roberto Oliveira.
Toda a operação será monitorada do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado no Recife. O local contará com representantes da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O núcleo funcionará das 8h às 19h.
Segundo o Inep, o Enem será aplicado para 371.615 candidatos em 79 municípios pernambucanos. De acordo com o instituto, foi registrada uma queda de 16,9% em relação ao número de participantes (-75.705), que pode ser atribuída ao fato de que a prova não será mais utilizada para certificar o Ensino Médio.