All for Joomla All for Webmasters

logo

 

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Incêndio destrói Catedral de Notre Dame, em Paris

incendio parisUm incêndio atingiu, no início da tarde de ontem (15), a Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, na França. A fumaça pôde ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas os bombeiros acreditam que a reforma na torre central pode ter sido o motivo. As autoridades tratam o episódio como "acidente" e descartam, até o momento, a possibilidade de atentado terrorista.

Uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.

A Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ofereceu apoio ao governo francês para recuperar a Catedral de Notre-Dame.

Segundo o Ministério do Interior da França, não houve, até o momento, informações sobre feridos em decorrência do incêndio.

A polícia parisiense isolou a área e orientou os moradores a evitarem o local. O Corpo de Bombeiros montou uma equipe, formada por 400 soldados, para neutralizar o fogo na torre central e em parte da estrutura da catedral.

As primeiras chamas foram registradas às 18h50 (13h50 horário de Brasília). A flecha (uma torre isolada sobre o teto da nave) desabou parcialmente. A catedral está em reforma.

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de “grandes talentos”. Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído nesta seggunda-feira por um grande incêndio. Macron disse que o “pior foi evitado”, mas admitiu que as “próximas horas serão difíceis”.

Emocionado, o presidente falou por pouco mais de 5 minutos, ressaltando que a construção, parcialmente atingida pelo incêndio, representa a história dos franceses.

(Com informações da Agência Brasil)