Incêndio destrói Catedral de Notre Dame, em Paris
Um incêndio atingiu, no início da tarde de ontem (15), a Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, na França. A fumaça pôde ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas os bombeiros acreditam que a reforma na torre central pode ter sido o motivo. As autoridades tratam o episódio como "acidente" e descartam, até o momento, a possibilidade de atentado terrorista.
Uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.
A Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ofereceu apoio ao governo francês para recuperar a Catedral de Notre-Dame.
Segundo o Ministério do Interior da França, não houve, até o momento, informações sobre feridos em decorrência do incêndio.
A polícia parisiense isolou a área e orientou os moradores a evitarem o local. O Corpo de Bombeiros montou uma equipe, formada por 400 soldados, para neutralizar o fogo na torre central e em parte da estrutura da catedral.
As primeiras chamas foram registradas às 18h50 (13h50 horário de Brasília). A flecha (uma torre isolada sobre o teto da nave) desabou parcialmente. A catedral está em reforma.
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de “grandes talentos”. Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído nesta seggunda-feira por um grande incêndio. Macron disse que o “pior foi evitado”, mas admitiu que as “próximas horas serão difíceis”.
Emocionado, o presidente falou por pouco mais de 5 minutos, ressaltando que a construção, parcialmente atingida pelo incêndio, representa a história dos franceses.
(Com informações da Agência Brasil)