8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino tem início hoje na França
Começa nesta sexta-feira (7), a 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino que, este ano, será sediada na França. O jogo de abertura entre França e Coreia do Sul está marcado para as 16h. Pela primeira vez, a Rede Globo de televisão fará a transmissão da competição. A final ocorrerá no dia 7 de julho.
O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking da Fifa. O país participou de todas as edições da Copa do Mundo feminina. A seleção brasileira foi vice-campeão em 2007, sendo o melhor resultado da equipe. A conquista da vitória na Copa América 2018 levou o grupo de jogadoras à Copa da França.
O treinador Oswaldo Alvarez, conhecido como Vadão, já comandou a seleção feminina na Copa do Canadá (2015), venceu o Pan-Americano (2015), ficou em 4º lugar nas Olimpíadas 2016 e venceu a última Copa América. Dentro de campo, além de Marta (eleita a melhor jogadora do mundo seis vezes e a maior artilheira da história do Mundial), a seleção brasileira também conta com Formiga (a única jogadora que participou de todas as Copas do Mundo).
Histórico e curiosidades
O futebol feminino foi proibido no Brasil por decreto presidencial, assinado por Getúlio Vargas em 1941. O argumento na época era que o esporte era uma atividade "incompatível com as condições da natureza feminina”. Embora a fiscalização não fosse tão intensa, a lei criou uma cultura subversiva em torno da modalidade, algo que tem resíduos até os dias de hoje, quarenta anos depois do fim do banimento.
Só na década de 1980 os times das mulheres começaram a surgir, e a primeira competição nacional, a Taça Brasil, foi disputada de 1983 até 2003. Após intervalo de três anos, o torneio evoluiu para a Copa do Brasil, que ainda não dava às meninas um período satisfatório de atividade ao longo do ano.
Confira como estão divididos os grupos:
Grupo A – França, Coréia do Sul, Noruega e Nigéria
Grupo B – Alemanha, China, Espanha e África do Sul
Grupo C – Austrália, Itália, Brasil e Jamaica
Grupo D – Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão
Grupo E – Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda
Grupo F – Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia
(Com informações da Agência Brasil)