Chuva forte provoca transtornos no Recife e Região Metropolitana
A manhã iniciou com chuvas forte no Recife e na Região Metropolitana. Goiana é o município que mais choveu nas últimas 24 horas, com aproximadamente 140 milímetros. A Capital Pernambucana está entre os três municípios com maior intensidade de chuva, registrando mais de 90 milímetros até às 8h30 desta quinta-feira (13).
Segundo o site de monitoramento da Agência de Água e Clima de Pernambuco (Apac), essa quantidade de chuva se enquadra na zona vermelha. A previsão é de mais chuva ao longo desta quinta.
No bairro do Arruda, na Zona Norte da capital, várias vias estão intransitáveis e, por volta das 11h, o canal do Arruda transbordou.
Em Camaragibe, na Região Metropolitana, a quantidade de chuva já ultrapassou os 87 milímetros. Rio Formoso, Mata Sul de Pernambuco, é o segundo município que mais choveu até o momento. A Apac registrou pancadas de chuva que ultrapassaram os 135 milímetros nas últimas 24 horas na região.
Em Olinda, também no Grande Recife, choveu pouco mais de 76 milímetros e foram registrados vários pontos de alagamento no município, como na Av. Presidente Kennedy, em Peixinhos. Paulista segue os passos dos outros municípios. Atingida pelas fortes chuvas, a cidade teve registro de quase 70 milímetros nas últimas 24 horas.
A Apac também emitiu um alerta de risco de enchente nas próximas 24 horas no município de São Lourenço da Mata. Segundo a agência, o rio Capibaribe registrou um nível acima da cota de alerta, com um total de 127,37 milímetros no município.
Na Mata Norte, o município que mais choveu foi Ferreiros, com registro de mais de 72 milímetros.
Na madrugada, um poste caiu na avenida Dezessete de Agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que 16 deslizamentos de barreira foram registrados até o momento somente em Recife. Um deles ocorreu em Camaragibe, onde uma barreira deslizou e soterrou moradores. Há pelo menos sete vítimas sob a terra segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Chuvas no Agreste
No Agreste, chove em algumas cidades de forma isolada de intensidade fraca a moderada, segundo a Apac. As temperaturas variam entre 29°C e 18°C. Chove ainda de forma rápida e isolada no Sertão entre a tarde e a noite. Variação térmica é de 31° e 19°C.
(Folha PE)