Compesa altera calendário de abastecimento de sete municípios do estado
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o bombeamento do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para a Barragem do Moxotó foi retomado na última quinta-feira (4) e a previsão é de que, até esta sexta-feira (12), a barragem volte ao seu nível normal, que é de 1 milhão de metros cúbicos de água.
Segundo a companhia, por conta do processo de enchimento, que se estenderá por toda esta semana, o abastecimento dos municípios de Arcoverde, Alagoinha, Pesqueira, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e Sanharó sofrerá alteração.
Segundo o Ministério da Integração Regional, a suspensão do bombeamento foi uma determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) que solicitou revisão nas estruturas e equipamentos que compõem o sistema.
Em Belo Jardim, o calendário vigente deverá sofrer atraso de dois dias. Em São Bento do Una, o atual ciclo de rodízio não será concluído e, em Tacaimbó, a Compesa estuda utilizar o Sistema Tabocas-Piaça para não interromper o ciclo atual de abastecimento.
Outras duas cidades atendidas pelo Sistema Moxotó-Adutora do Agreste, Arcoverde e Alagoinha, também terão repercussão no abastecimento.
Ainda de acordo com a Compesa, a solução encontrada para Arcoverde foi abastecer o município pela barragem de Riacho do Pau, e não será possível manter o abastecimento de água 24h por dia nos bairros do Centro, São Miguel e Pôr-do-Sol durante este período.
Em Alagoinha, a barragem de Ipaneminha será utilizada para atender a população esta semana. Já em Sanharó, o próximo ciclo de abastecimento será realizado apenas na próxima semana, com o retorno da operação do sistema.