All for Joomla All for Webmasters

logo

 

A44744F6 9810 47A6 93A0 445EC7C06B1A

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Bolsonaro irá criar nova carteira do estudante que vai dispensar taxa da UNE

uneSegundo o porta-voz do governo, Jair Bolsonaro assinará nesta sexta-feira (6) uma MP que criará uma carteira estudantil digital, emitida pelo Governo Federal. A medida, que já vem sendo discutida desde que o presidente assumiu, é chamada pelo governo de “MP da Liberdade Estudantil”. O nome seria uma provocação às entidades estudantis. 

A UNE (União Nacional dos Estudantes) já foi criticada diversas vezes pelo governo e aliados. Ela9 é hoje uma das entidades autorizadas a emitir o documento pela lei 12.933 de 2013, que regula o acesso dos estudantes, pessoas com deficiência, professores e aposentados à meia-entrada em eventos culturais. 

A emissão das carteirinhas estudantis é a maior fonte de renda da UNE, da Ubes (União Nacional dos Estudantes Secundaristas) e da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), além de diretórios e centros acadêmicos que também estão inclusos na lei instituída há seis anos. A previsão é que com a assinatura da MP essas entidades se enfraqueçam.

As discussões sobre uma carteirinha do governo já rendeu até demissões no Inep este ano. Depois de tentar obter dados confidenciais dos estudantes a pedido do MEC, o ex-presidente do Inep, Elmer Vicenzi, acabou se desentendendo com a procuradoria da autarquia e foi exonerado. A área técnica do Inep não liberou o acesso às informações. 

Além da MP das carteirinhas, Bolsonaro também deve assinar nesta sexta-feira (6) um plano de implementação de diversas escolas cívico-militares até 2020. A medida também era uma de suas promessas de campanha.

(Guia do Estudante)