All for Joomla All for Webmasters

logo

 

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Bolsonaro nomeia Alfredo Gomes como reitor da UFPE

reitorO presidente Jair Bolsonaro nomeou nessa quarta-feira (9) o professor Alfredo Gomes como reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O ato do presidente nomeando o docente, que foi o candidato mais votado pela comunidade universitária numa consulta acadêmica em dois turnos, foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (10).

Na segunda-feira (7), o Ministério da Educação (MEC) havia informado que a nomeação do novo reitor - sem especificar quem seria - aconteceria até o fim desta semana. Segundo o Diário Oficial, Alfredo assume o cargo a partir de 13 de outubro, um dia após encerrar o mandato do atual reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. Depois da posse, caberá ao novo dirigente da universidade nomear seu vice-reitor. A expectativa é que o professor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Moacyr Araújo, que compôs a chapa com Alfredo seja o escolhido.

A lista tríplice com os três nomes referendados pelo Conselho Universitário para a reitoria foi recebida pelo MEC há quase três meses. O órgão teve acesso ao resultado no dia 18 de julho, data em que a correspondência enviada pela UFPE chegou à pasta. Além de Alfredo Gomes, atual diretor do Centro de Educação (CE), faziam parte da lista os professores Ricardo Medeiros, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e Sérgio Abranches, também do CE.

Apesar de alunos, docentes e técnicos participarem da consulta para escolher o reitor, a nomeação, por lei, é prerrogativa do presidente do Brasil. No entendimento do governo federal, não existe hierarquia na lista tríplice. Mas o pedido da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) é de que seja respeitado o desejo da comunidade universitária, com a indicação do candidato que tem maior quantidade de votos.

Em pelo menos cinco universidades – UFGD, UFTM, Unirio, UFRB e UFC – o escolhido por Bolsonaro não foi o primeiro colocado da lista. No último dia 30, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, de Santa Catarina, aprovou pedido de destituição do reitor Marcelo Recktenvald, nomeado pelo presidente e que era o terceiro da lista tríplice.

Ação na Justiça
Na segunda-feira (7), o grupo 'Docentes pela Liberdade' ingressou com ação popular na Justiça Federal para derrubar a lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário que, segundo o grupo, mudou o Estatuto da UFPE para beneficiar Alfredo Gomes, e, consequentemente, cancelar o pleito.

(JC Online)