Prefeitura de Caruaru lança primeiro Edital do Registro do Patrimônio Vivo do município
A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), lançará, na noite desta segunda-feira (14), o Edital de Registro do Patrimônio Vivo Municipal – RPV. O evento acontecerá no Museu do Barro, às 19h, durante a reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
A idéia contemplará cinco bolsas financeiras vitalícias, sendo quatro para pessoas físicas (artistas individuais) e uma para pessoa jurídica (entidades culturais).
O Registro tem objetivo de oferecer apoio financeiro e também de preservação, por incentivo do Governo Municipal, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural; sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no município há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.
"Como artista, fico bastante feliz em fazer parte desse momento histórico ao lado do Presidente Rubens Júnior, da coordenadora de Projetos, Culturais, Jô Barbosa e de todos os meus companheiros de trabalho. Conheço nossa cultura de perto, sei que um grande passo está sendo tomando em direção do horizonte que nos brinda com caminhos e olhares de vida", disse o Gerente de Políticas Culturais da FCTC, Hérlon Cavalcanti.
No lançamento, será realizada, ainda, a palestra “A importância da Lei de Patrimônio Vivo Municipal no dia a dia dos Mestres da Cultura Popular”, do professor e historiador José Urbano.