Morre cantor e compositor caruaruense Luiz Vieira, aos 91 anos
Morreu nesta quinta-feira (16), o cantor e compositor caruaruense Luiz Rattes Vieira, aos 91 anos, em consequência de uma deficiência respiratória. Ele estava internado na Casa de Saúde José, na Zona Sul do Rio, desde a noite da quarta-feira (15).
Nascido em 12 de outubro de 1928, Luiz Vieira foi revelado nos anos 1950. Na década de 1960 fez sucesso com as músicas Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho) e Paz do meu amor (Prelúdio nº 2). O artista também ficou conhecido pelo seu trabalho como radialista nas rádios Tupi e Record.
Morava no Rio desde os dez anos, criado pelo avô, no interior do estado, em Alcântara. Embora tenha crescido longe do Nordeste, a cultura da região permaneceu com ele, e desenvolveu-se, tanto em canções assinadas só por ele, quanto nas parcerias com o maranhense João do Vale.
Os dois assinaram clássicos feito Nas Asas do Vento, A Voz do Povo, Estrela Miúda, Maria Filó (O Danado do Trem). Em 1958, Luiz Vieira lançou o primeiro, e provavelmente seu melhor disco, Retalhos do Nordeste- A Música e a Poesia de Luiz Vieira (Copacabana).
Nota de Pesar
A Prefeitura de Caruaru lamentou a morte do compositor e reafirmou a importância do seu legado. "Luiz escreveu mais de 500 músicas, que foram gravadas por nomes como Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e Rita Lee; e seu legado permanecerá na cultura caruaruense", disse por meio de nota.