Em um dia, São Paulo registra 96% da média histórica de chuvas para o mês inteiro
A forte chuva que atingiu São Paulo na madrugada desta segunda-feira (10) provocou alagamentos, deslizamentos e congestionamentos em diversos pontos da cidade. O rodízio foi suspenso e o transporte público também foi afetado. Segundo informações da Enel SP, empresa de distribuição de energia elétrica, alguns pontos ficaram sem luz.
Na manhã desta terça (11), a chuva enfraqueceu na região, mas o céu permanece encoberto e com chuviscos ocasionais na capital e na Grande São Paulo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em atualização mais recente, durante as 24 horas do dia, foram mais de 10 mil ligações que resultaram em 2.345 ocorrências, 1.043 enchentes, 193 desabamentos e desmoronamentos, 219 quedas de árvore.
Adilson Nazário, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), disse que o município já registrou 96% da média histórica de chuvas para o mês de fevereiro. A região mais afetada foi a Lapa, que recebeu 132,7 milímetros de chuva em 13 horas.
Cidades da Grande São Paulo também foram atingidas pela chuva. Diversos municípios como Osasco, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, entre vários outros decretaram situação de emergência e estado de calamidade.