Número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco triplica em menos de 24 horas
No início da noite desta Quarta-Feira de Cinzas (26), a Secretaria estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que agora são três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) sendo investigados em Pernambuco.
Dois dos pacientes, uma mulher de 51 anos e um homem de 24 anos, estão em isolamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro. O terceiro, um homem de 41 anos, está em um hospital particular no bairro do Derby, área central da cidade.
De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, as três pessoas com suspeita de coronavírus estiveram na Itália recentemente e nenhum dos casos têm correlação entre si. Os três casos já tiveram material coletado e enviado para análise laboratorial. Dois deles, dos pacientes internados no Huoc, estão sendo analiados no Instituto Evandro Chagas, no Pará, Norte do país. O resultado, confirmando ou descartando o coronavírus, deve sair até a próxima sexta-feira (28).
A orientação da SES-PE é esperar os resultados dos exames, para seguir com o protocolo de monitoramento de pessoas que tiveram contato com essas pessoas. Não foi divulgado quando sairá o resultado do exame do paciente que está internado no hospital particular. Os exames serão todos encaminhados para o laboratório do Instituto Evandro Chagas.
Uma das pacientes que está no Hospital Oswaldo Cruz deu entrada na tarde dessa terça-feira (25). A mulher de 51 anos e natural de Caruaru chegou ao Recife vinda de São Paulo em um voo da companhia aérea Azul, que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, após conexão de voo que saiu da Itália. Ela passou férias no Norte do país europeu e, ao chegar à capital pernambucana, foi encaminhada ao Huoc com sintomas similares aos da doença provocada pelo coronavírus.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do município destacou que a paciente não teve contato presencial com ninguém de Caruaru. O caso só será confirmado ou descartado após a realização de exames complementares.
"A Secretaria de Saúde de Caruaru reforça que, desde o dia 22 de janeiro de 2020, orientou todas as unidades de saúde do município com a estratégia que está prevista no plano de enfrentamento municipal para epidemias de influenza e síndromes respiratórias. Diante disso, a cidade de Caruaru possui profissionais capacitados e unidades preparadas para o manejo clínico e coletas de amostras biológicas de pacientes que apresentem sinais e sintomas dos agravos, até que o paciente seja transferido para uma das unidades de referência estadual: Hospital Oswaldo Cruz e Hospital Correia Picanço, ambos em Recife. Durante os próximos dias reforçaremos as estratégias conjuntas com a Secretaria Estadual de Saúde e manteremos a sociedade informada", completou.