Empresas de ônibus intensificam cuidados na limpeza dos veículos em Caruaru
Apesar de ainda não existir registro de casos confirmados em Caruaru, as empresas de ônibus que integram o Sistema de Transporte Publico de Passageiros de Caruaru (STTP) têm se preocupado com o contágio desses e outros vírus dentro do transporte público.
De acordo com informações da OMS, o novo coronavírus se espalha principalmente pelo contato com uma pessoa infectada por meio de gotículas respiratórias geradas pela tosse ou espirro, que podem ser inaladas ou contaminar as mãos e as superfícies.
Pensando em como minimizar os impactos dessa contaminação, a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC) tem recomendado às empresas a intensificação da limpeza dos veículos e orientação aos passageiros sobre etiqueta da tosse dentro do transporte público, além da higienização correta das mãos e punhos, seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus recomendados pelo Ministério da Saúde, tanto internamente quanto na prestação de serviço ao passageiro.
De acordo com o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique, é preciso adotar todos os cuidados necessários para evitar a propagação e contágio do vírus dentro dos ônibus e tornar o transporte coletivo seguro.
Uma pesquisa publicada pelo BMC Infectious Diseases mostra que as pessoas que utilizam o transporte público durante uma epidemia de gripe tem seis vezes mais chance de contrair uma infecção respiratória aguda. Por esse motivo, especialistas orientam que os passageiros lavem as mãos ou utilizem álcool gel após sair de um trem ou ônibus.