Atmosfera já está em transição para o outono
Alegria para alguns e tristeza para outros, mas estamos nos últimos dias do verão astronômico. De acordo com o calendário meteorológico, a transição para o outono ocorre até esta quinta-feira (19). Amanhã (20), ocorrerá o equinócio de outono às 00h50 pelo horário de Brasília.
O equinócio de outono no Hemisfério Sul (de primavera no Hemisfério Norte) marca o momento exato em que ambos hemisférios da Terra são igualmente iluminados pelo Sol. A partir dessa data, o Sol passa a deixar cada vez mais o Hemisfério Sul enquanto inicia sua jornada de aquecimento no Hemisfério Norte.
Os meses do outono são caracterizados por mudanças bruscas no padrão de tempo. Durante a estação, você pode experimentar calor e trovoadas que dão uma falsa sensação de ainda ser verão. Mas em questão de pouco tempo, uma virada no tempo acompanhada pelo frio te faz acreditar seguramente que é inverno.
A intensificação gradativa do contraste de temperatura nas latitudes médias ao longo do outono adiciona aos poucos energia a corrente de jato, acompanhando também sua migração gradual em direção ao norte. Eventualmente, a corrente de jato pode enviar fortes perturbações sobre a América do Sul, de modo que “os portões antárticos” são abertos para o ar gélido de sul alcançar às terras do Brasil.
Abril por exemplo, é um mês que já pode fazer muitos brasileiros usarem cobertores e blusas de frio. O fim de abril de 2016 e 2017 registraram os primeiros períodos frios mais significativos daqueles anos. Em 2018 e 2019, foi mais tarde, durante a segunda quinzena de maio.
(via O Tempo)