Amigos Solidários: toda e cada vida importa
Por Neli Zaidan
Diante do conjunto de complicações e instabilidade em que o mundo vive neste momento, é difícil manter uma rotina saudável, mesmo que adaptada, para trabalhar, estudar, tentar se cuidar e preocupar-se com os seus. É verdade. É difícil manter a saúde mental equilibrada perante tanta notícia triste e alarmante.
Além de uma pandemia, enfrentamos diariamente o descaso com a vida humana (toda e cada vida importa), o descuido com os profissionais de saúde (que são nossos verdadeiros heróis, ok Marvel e DC?) e com os demais profissionais que trabalham para manter os serviços ditos como essenciais (mercados, padarias, farmácias, profissionais de limpeza urbana, motoristas entre outros) além da preocupação com pessoas que estão em total vulnerabilidade social.
Há pessoas que tem o privilégio de escolher ficar em casa. Há pessoas que não tem essa opção, é simples. Entretanto mantém-se na ativa por mim, por você e por todo mundo.
Mas o que torna tudo isso um pouco mais leve, apesar de tudo é saber que mesmo diante dessa tormenta, tem muita gente de coração lindo que entende o verdadeiro sentido de coletividade e convivência social. Tem muita gente fazendo o que pode para amenizar o sofrimento de outras pessoas. Elas saem de casa por um motivo único e nobre: ajudar aos mais suscetíveis. Não somete ao Covid-19, mas a doenças como desigualdade social edesumanidade, que nos cercam, desde sempre.
Felizmente, muitos vem se unindo para ajudar aos que mais estão sendo afetados nessa crise toda. De pouco em pouco, acaba se tornando um grande, não é mesmo? Um gesto simples aqui faz uma diferença enorme ali, para quem está na extrema necessidade. Diante desse cenário alguns amigos de Caruaru, resolveram se unir a partir de uma iniciativa de um deles, o profissional de Educação Física, Marcos Farias, para ajudar aos mais necessitados.
Uma vez na semana, os amigos arrecadam, através de doações e fornecedores, alimentos específicos para compor um “kit lanche”. Eles recebem doações de pães, presunto, biscoitos, água mineral entre outros produtos e montam um kit, devidamente embalado, para realizar a distribuição. Além do Kit lanche, eles prepararam mungunzá para distribuição também. O foco maior é nas pessoas em situação de rua.
O grupo faz um tour pela cidade fazendo paradas para a distribuição dos kits em locais onde há pessoas carentes. Mais um gesto que acalenta o coração da gente e mais um exemplo a ser seguido afinal, a solidariedade nunca vai sair de moda.