Uso de máscara passa a ser obrigatório em Pernambuco a partir deste sábado
A partir deste sábado (16), o uso de máscaras por todas as pessoas que precisem sair de casa passa a ser obrigatório em Pernambuco. A utilização por toda a população era, anteriormente, uma recomendação do governo e obrigatório apenas para quem trabalha em serviços essenciais, como estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado.
A partir de amanhã, todos devem utilizar o equipamento de proteção ao tanto nas ruas, quanto no interior de órgãos públicos, estabelecimentos privados que estejam autorizados a funcionar de forma presencial e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis.
O decreto determina também que cabe aos órgãos públicos, estabelecimentos privados e os condutores de veículos exigir a utilização de máscaras nesses locais.
Não havia no texto previsão de multas ou punições para a população flagrada sem o equipamento. Nas cidades em que a quarentena vai vigorar, o governo estadual havia informado que as pessoas seriam orientadas a retornar para casa.
Profissionais de saúde, de segurança pública e outros em relação aos quais haja normas técnicas específicas são excluídos dessa determinação, devendo obedecer às regras próprias.