Um doce de solidariedade
Por Neli Zaidan
Já estamos quase na metade do ano e a nossa rotina e realidade continuam sendo modificadas a cada dia. É preciso ter paciência, se readaptar, ter sabedoria para lidar com tanta mudança abrupta, mas acima de tudo, ter empatia e perceber qual seu papel diante de tudo isso. Apesar de tanta inquietação e incertezas, muita gente continua agindo em prol de quem precisa mais.
A exemplo, uma doceria em Caruaru – que apesar de estar de portas fechadas, por conta da pandemia, está com uma iniciativa linda e encontrou um jeitinho de passar sua mensagem e deixar sua contribuição, exercendo sua solidariedade nesses tempos tão necessários.
A Giovana (proprietária) está disponibilizando máscaras de proteção para quem ainda não as tem, ou não tem condição de adquiri-las. Ela as distribui em pacotinhos fechados na porta de entrada da sua doceria (ficam penduradas) colorindo ainda mais a entrada do estabelecimento.
A ideia, segundo ela, é incentivar a conscientização do uso de máscaras e principalmente, ajudar àqueles que não têm acesso a essa proteção tão necessária, nos dias de hoje. As máscaras são confeccionadas pela própria Giovana, que acredita que se cada um fizer um pouquinho, poderemos passar por isso juntos, e é verdade.
Com a iniciativa, ela acredita que aos poucos as pessoas poderão entender sobre a importância de agir, principalmente em momentos como esse que estamos tendo que lidar. Com atitudes como essa, quem sabe a gente deixe um pouco o exclusivismo de lado, perceba a importância e força do coletivo, e comece a ajudar, principalmente a quem mais precisa (mesmo tendo muita gente já praticando a solidariedade), quanto mais pessoas se conscientizarem desse valor, quanto mais pessoas entenderem que isso é uma prática para vida toda, melhores sairemos disso tudo.