Governo afirma que curva da epidemia dá sinais de estabilização em Pernambuco
Segundo comunicado divulgado neste domingo (31) pelo Governo de Pernambuco, Recife, bem como os municípios de Olinda, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes apresentam desaceleração no número de casos e mortes por coronavírus.
Segundo o comunicado, após duas semanas de quarentena mais rigorosa, a curva epidêmica da Covid-19 se estabilizou nas cinco cidades da Região Metropolitana do Recife atingidas pela medida.
Os dados se baseiam nos registros da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e em estudos do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido.
De acordo com a instituição europeia, a taxa de reprodução do Sars-Cov-2, o vírus que provoca a infecção da Covid-19, pela primeira vez desde março, ficou abaixo de 1 no Estado, o que indica que a transmissão da doença está controlada.
Além disso, segundo o documento, enquanto o número de casos mostra uma estabilização, a contagem de mortes provocadas pelo novo coronavírus apresentou quedas. Nas últimas três semanas, as ocorrências de óbito caíram em cerca de 50%. Já os registros de novos casos têm se mantido em torno dos 2.000 desde o início de abril. Com base nesses números, o Governo apresenta, na segunda-feira (1º), o plano de retomada gradual das atividades econômicas.
Boletim
Em 24 horas, foram confirmados 1.023 novos casos e 67 mortes por Covid-19. Com esses números, Pernambuco chega ao total de 34.450 infectados, 2.807 mortos e 15.342 recuperados. Até o momento, 9.551 profissionais de saúde foram contaminados pelo novo coronavírus.
(via Folha PE)