Em uma semana, barreiras sanitárias alcançam cerca de 13 mil pessoas em Caruaru, diz prefeitura
As barreiras sanitárias, instaladas em pontos estratégicos de Caruaru durante a pandemia de coronavírus, tiveram um alcance de cerca de 13 mil pessoas. A ação, que passou de cinco barreiras para 20, abordou, até o momento, mais de quatro mil veículos, o que corresponde a uma evolução de aproximadamente 193,58%, se comparada à semana anterior, segundo balanço divulgado pela prefeitura.
Durante as abordagens preventivas, foram identificadas cerca de 600 pessoas em vulnerabilidade, mais que o dobro das abordagens da semana anterior (231), que corresponde a um aumento de 141%.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foi possível aferir a temperatura da população com a utilização de termômetros com infravermelho, e conferir a porcentagem de hemoglobina arterial, com a ajuda de oxímetros. Mais de mil pessoas utilizaram os equipamentos que auxiliam na identificação de casos suspeitos de Covid-19. Também já foram realizados mais de 200 testes rápidos nas barreiras.
Em relação à origem e ao destino dos veículos abordados, 88,92% tem seu trajeto entre bairros de Caruaru e, desses, 45% tinham como roteiro o Centro da cidade. De outras localidades, o percentual de veículos abordados foi de 11,03%, tendo com origem e destinos principais as cidades vizinhas Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas e Toritama.
Em relação ao questionário realizado, os motoristas e passageiros responderam os motivos da saída de casa: trabalho diário (31%), negócios (17%), consulta médica ou hospital, supermercado/consumo e outros.
As barreiras sanitárias são coordenadas pela Secretaria de Ordem Pública, em um trabalho conjunto com a Guarda Municipal, agentes de trânsito, agentes de saúde, fiscais de Ordem Pública e bombeiros civis.