Pernambuco zera fila de espera por leitos de UTI, diz Paulo Câmara
Pernambuco conseguiu zerar a fila de espera nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltadas para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A informação foi dada pelo governador Paulo Câmara (PSB), neste domingo (7).
Segundo a Central de Regulação de Leitos, responsável pelo encaminhamento de pacientes ao SUS, a oferta de vagas é maior do que a demanda de pacientes, o que faz com que as solicitações tenham disponibilização imediata.
Mais de 1.500 leitos foram colocados em funcionamento em 20 municípios ao longo da pandemia provocada pelo novo coronavírus, segundo o Governo do Estado. Do total, 688 são leitos de UTI e 855 de enfermarias.
As solicitações de internação, que ultrapassaram 2,1 mil em meados de maio, caíram mais de 30%, e chegaram a 1,4 mil na semana passada. A tendência de redução vem sendo observada ao longo das duas últimas semanas pela Central de Regulação de Leitos.
Apesar do resultado anunciado neste domingo, o gestor alegou que o momento não é de relaxamento. De acordo com dados divulgados neste domingo (7), a taxa média de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 76%, sendo de 62% nos leitos de enfermaria e 96% nos leitos de UTI.