Barragem se rompe em Sairé e água atinge cidades do Agreste e da Mata Sul
A barragem Guilherme Pontes, localizada na zona rural de Sairé, no Agreste de Pernambuco, se rompeu na tarde desta segunda-feira (15), após as fortes chuvas registradas nos últimos dias. A água do reservatório atingiu a cidade de Barra de Guabiraba deixando as ruas alagadas. Mais de mil pessoas precisaram sair de suas casas, de acordo com a Defesa Civil.
O município de Cortês, na Mata Sul também foi atingido pelo incidente. A barragem, alimentada pelo Rio Sirinhaém, não suportou o volume de água causado pelas chuvas. Com o transbordamento do reservatório, açudes próximos também encheram e causaram grande fluxo de água em Sairé.
"O volume de água que está passando aqui é muito forte, essa barragem tem 20 anos de construída e infelizmente, por conta das chuvas, ela não aguentou e acabou sangrando", disse o prefeito de Sairé, Fernando Pergentino em publicação. "A prefeitura tem tomado suas precauções comunicando os ribeirinhos e mandando o alerta para os vizinhos de Barra de Guabiraba. Nunca foi visto esse volume de água aqui em Sairé."
Nas últimas 48h, o município registrou um volume de chuvas de 112mm, 100% do volume total esperado para o mês de junho.