Prefeitura de Caruaru adere à campanha "Sinal Vermelho contra a violência doméstica”
A Prefeitura de Caruaru se uniu à “Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica”, que visa incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um X na mão e exibi-lo a um atendente de farmácia, a vítima poderá receber ajuda e acionar as autoridades.
A ação terá início com um encontro virtual para divulgar informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher atuante no município, orientando os profissionais da rede farmacêutica a saberem como proceder, caso recebam pedidos de ajuda decorrente da campanha.
A formação será realizada por meio da plataforma Zoom, para respeitar as normas de distanciamento social vigentes, bem como tornar as informações acessíveis ao maior número possível de profissionais que trabalham nas farmácias. As inscrições serão realizadas através do link: https://forms.gle/W58wJQ3SrRRUA6BL8. As aulas acontecerão nos dias 25 e 26 deste mês.
Vale destacar que os balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar.
A “Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica” é motivada pelo aumento dos casos de violência doméstica e familiar no período do isolamento social, provocado pela Pandemia de Covid-19. Em março e abril, o índice de feminicídios cresceu 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já as chamadas para o número 180 tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal (CNJ, 2020).
Em Caruaru, os atendimentos às mulheres vítimas de violência estão mantidos e não foram suspensos em nenhum momento desde o início da pandemia. Seguindo as recomendações da ONU, o Centro de Referência da Mulher Maria Bonita tem realizado atendimentos presenciais, por ligação telefônica ou por WhatsApp, a fim de que as vítimas tenham novos canais para pedir socorro.