Primeira noite de funcionamento de bares tem aglomerações e pessoas sem máscara no Rio
A primeira noite com bares autorizados a reabrirem no Rio, nesta quinta-feira (2), foi repleta de desrespeito a regras de distanciamento contra a Covid-19. Imagens feitas durante a madrugada mostram que estabelecimentos desrespeitaram a regra de fechamento até as 23h, e funcionaram durante a madrugada desta sexta (3).
No Leblon, Zona Sul do Rio, tradicional reduto boêmio, muita gente se espremeu na calçada e até no asfalto. A maioria das pessoas não usava máscara, mesmo sem estar sentado nas mesas, o que vai contra as regras de flexibilização.
Imagens postadas em redes sociais mostram a multidão na rua. Em um vídeo, o homem que filma xinga a pandemia e o uso de máscara. Em outro, uma mulher debocha: "Hoje é dia 2 de julho, primeiro dia da liberação dos bares no Rio de Janeiro, a gente está aqui na Dias Ferreira, e está realmente todo mundo de máscara, olha...", diz, mostrando quase todos sem o utensílio obrigatório contra a proliferação do vírus.
Às 6h, as ruas do Leblon estavam vazias, mas havia lixo acumulado e garrafas e espalhadas pelas calçadas onde houve aglomeração de pessoas.
Bares e restaurantes que desrespeitarem as regras pode ser multados em até R$ 13 mil.
Houve relatos também de aglomerações e desrespeito a regras em Copacabana, também na Zona Sul, e na Avenida Olegário Macial, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Em nota, a Guarda Municipal informou que constatou muita aglomeração na Rua Dias Ferreira na noite de quinta-feira (2) e que todos os estabelecimentos orientados sobre a situação fecharam as portas.
Ainda segundo a Guarda, os estabelecimentos flagrados desrespeitando as normas sanitárias são notificados, multados e até interditados.
(via G1 Rio)