Mesmo fechados, manutenção dos parques ambientais de Caruaru conta com trabalho de cumpridores de penas alternativas
Os cinco parques mais visitados de Caruaru, sendo quatro urbanos e um rural, estão fechados ao público devido Pandemia da Covid-19, mas a limpeza e manutenção dos espaços continuam. Os trabalhos contam com reforço de cumpridores de penas alternativas, que prestam serviços à comunidade.
No Parque Baraúnas, por exemplo, eles mantém o espaço limpo através da capinação, varrição. Já no Severino Montenegro, além da limpeza e capinação, eles ajudam na polda das árvores no parque, que tem uma área de três mil metros quadrados. "Os cumpridores são muito importantes para os parques, pois as áreas são grandes e por isso precisamos de um reforço na limpeza, explicou o administrador André Jacinto de Almeida.
Os outros parques que recebem cumpridores são: o das Rendeiras, o São Francisco e o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, "promover a execução das alternativas penais de forma humanizada, gerando frutos para a sociedade e, principalmente para o próprio cumpridor é o objetivo maior da Política Estadual de Alternativas Penais. O ciclo de violência só é interrompido com a promoção da cidadania, e nada pode gerar mais cidadãos do que o trabalho em prol da comunidade", finalizou.