Primeiro Galpão de Triagem é inaugurado em Caruaru
O primeiro Galpão de Triagem de Caruaru foi entregue na sexta (30). A estrutura foi construída no loteamento Fernando Lyra, no bairro Universitário, e visa melhores condições de trabalho para as pessoas que vivem da reciclagem.
“A gente entrega à população um equipamento que vai ajudar a girar a economia, a partir de um trabalho consciente de coleta de resíduos e a reutilização de parte desses materiais. Assim conseguimos dar oportunidade de renda para as pessoas, e trabalhar no reaproveitamento do que é possível, através da coleta seletiva”, explicou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.
O galpão foi criado com o objetivo de fortalecer as cooperativas de catadores e pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando emprego e renda, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. O local está equipado com empilhadeiras, prensas mecânicas e balanças, e vai funcionar para a separação de materiais secos recicláveis, a partir da coleta de resíduos domiciliares.
“Atualmente o nosso município produz em torno de 360 toneladas de resíduos sólidos por dia. A grande maioria desses descartes é destinado à central de tratamento de resíduos da cidade. Nossa expectativa é que o galpão permita fazer a triagem de até 12 toneladas de resíduos recicláveis por dia, diminuindo o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, protegendo o meio ambiente e gerando emprego e renda”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias.