Cidades do Sul do Brasil registram neve e temperaturas de até 8 graus negativos
A onda histórica de frio que chegou ao Brasil provocou temperaturas negativas e registros de neve em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas últimas horas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou temperaturas próximas a – 5°C em São Joaquim (SC) e – 8°C em Bom Jardim da Serra (SC) durante a madrugada.
A tendência é que o fenômeno se repita ao longo desta sexta-feira (21) com neve e chuvas de granizo em diversas cidades do país. A onda de frio é causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina e também deverá ter efeitos, menos intensos, em cidades do centro-oeste, sudeste e parte do norte brasileiro. No Paraná, apesar da expectativa, não houve registro de neve até o momento.
“Com a presença da intensa massa de ar frio, há previsão de geada ao amanhecer do dia 21 no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No dia 22, as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste dos estados da Região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo”, informou o Inmet.
Como de costume, a expectativa em torno do fenômeno levou turistas de várias partes do país ao sul do país. Mesmo diante das restrições em função da pandemia de coronavírus, a rede hoteleira da serra catarinense está lotada.
Confira imagens do Brasil congelado:
(via UOL)