Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru, tem início neste domingo
A festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru, tem início neste domingo (6) e segue até 15 de setembro. O evento seguirá as regras estabelecidas no decreto da Diocese de Caruaru. Desta forma, para participar das celebrações será necessário agendar previamente pelo telefone (81) 3721-1642, ou ainda pelo Facebook ou Instagram da Catedral.
Em coletiva online para divulgação da programação dos 10 dias de festa, o Pe. Zenilson Tibúrcio, pároco da Catedral, comunicou que no dia 15 de setembro será realizado um momento voltado àqueles que não estão podendo participar das celebrações devido às regras determinadas para o período da pandemia. Às 07h30 da manhã, a imagem de Nossa Senhora das Dores ficará exposta na frente da Catedral. O trecho ficará interditado na altura do Palácio Episcopal para passagem apenas dos veículos de pessoas que desejem fazer suas orações. Para ao demais, o fluxo será desviado pela rua Dácio Espósito.
No domingo (6), às 17h40, inicia a acolhida da procissão motorizada com a bandeira da Padroeira vinda da Paróquia da Sagrada Família. Em seguida, às 18h, o bispo emérito de Caruaru, Dom Bernardino Marchió celebrará a Santa Missa. De segunda a sábado, a programação terá início às 6h da manhã com o Ofício de Nossa Senhora, 7h a Santa Missa, 11h30 a adoração ao Santíssimo Sacramento, 15h o Terço da Divina Misericórdia e Recitação das Dores de Maria, 17h a novena da tarde e às 19h30 a Santa Missa. Já no domingo (13), a programação inicia às 06h com o Ofício de Nossa Senhora, seguido da Santa Missa às 06h30 e às 11h, o Terço da Divina Misericórdia às 15h, Novena da Tarde às 16h e Santa Missa às 18h.
Na terça-feira, 15 de setembro, dia da Solenidade de Nossa Senhora das Dores a programação será iniciada às 6h com o Ofício de Nossa Senhora, às 7h o Ofício de Laudes será cantado pelos seminaristas do Seminário Interdiocesano que carrega o nome da padroeira. Neste momento, será feita a entronização da imagem em frente a Catedral. No dia 15 as celebrações eucarísticas serão realizadas às 8h, 10h, 15h e 17h, sendo a das 10h a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom José Ruy. Às 18h30 a programação culminará em uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade.