Professores da rede estadual rejeitam volta das aulas presenciais no dia 6 e decretam estado de greve
Em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira (24), professores da rede estadual de Pernambuco decretaram estado de greve. A categoria optou por não retornar às atividades presenciais em 6 de outubro, conforme foi anunciado na última segunda-feira (21) pelo Governo do Estado.
O cronograma do governo prevê a volta das aulas do 3º ano do Ensino Médio em 6 de outubro, do 2º ano em 13 de outubro e 1º ano em 20 de outubro.
Cerca de 2 mil profissionais chegaram a participar da reunião remota e, dos que votaram, 94% foram a favor do estado de greve.
Em nota oficial, a Secretaria de Educação e Esportesa informou que, "desde a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede estadual, tem se reunido com Sintepe, inclusive para a elaboração do protocolo setorial da Educação".
Na próxima segunda-feira (28) deve ocorrer uma nova rodada de negociações entre o Sintepe e a Secretaria de Educação e Esportes. A assembleia da categoria está marcada para a quarta-feira (30), às 14h30, novamente online. Na assembleia, os profissionais decidirão pela adesão ou não pela greve.
Confira a nota oficial do Sintepe:
NOTA DO SINTEPE
Estado de Greve
Em Assembleia Geral virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro de 2020, Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, representados pelo Sintepe, aprovaram os seguintes encaminhamentos:
1. Não retornar às atividades presenciais na rede estadual de ensino;
2. Divulgar amplamente o parecer da Rede Solidária em Defesa da Vida contra o retorno às aulas presenciais no Estado de Pernambuco;
3. Entrar com ação jurídica contra o retorno às atividades presenciais na rede estadual de ensino;
4. Estado de Greve;
5. Participar de reunião com a Secretaria de Educação na próxima segunda-feira, 28 de setembro;
6. Realizar mais uma Assembleia Geral virtual na quarta-feira, 30 de setembro às 14h30;
O Sintepe solicita que Trabalhadores/as em Educação de demais interessados/as acompanhem às redes sociais do Sindicato para permanecerem informados.
A direção.