Bancos de Leite Humano pedem doações devido aos baixos estoques no estado
Os bancos e postos de coleta de leite humano de Pernambuco estão em alerta para os baixos níveis do alimento, essencial para nutrição de bebês nos primeiros seis meses de vida, e pedem doações para repor os estoques.
O hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, além dos hospitais Agamenon Magalhães (HAM) e Barão de Lucena (HBL), no Recife, e o Dom Malan, em Petrolina, fazem um apelo para manter os serviços abastecidos e levando saúde aos pequenos pernambucanos.
Segundo o governo, com a pandemia, houve diminuição nas doações. Atualmente, o estoque do banco de leite humano do Hospital Jesus Nazareno é de 13 litros. Grande parte das doações são realizadas por 7 doadoras externas, mães que realizam a extração e entregam aos profissionais do Banco de Leite do hospital.
“Nosso quantitativo atual contempla os bebês internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI Neo) por 1 mês. É extremamente importante que essas doadoras se mantenham e que outras novas possam fazer parte deste gesto de amor e ajudar outros bebês que estão em recuperação. Pedimos que aquelas mulheres que tenham leite excedente entrem em contato com o serviço de saúde para passarmos todas orientações para retirada e armazenamento correto do leite. Nossos profissionais ainda podem ir buscar na casa de cada mãe”, explica a coordenadora do Banco de Leite do Jesus Nazareno, Virgínia Bezerra.
ORIENTAÇÕES
Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. Para higienizá-los, deve-se colocar água no fogo e, quando começar a ferver, adicionar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo.
Pernambucanos também podem ajudar esses bebês de outra maneira: doando os potes de vidro com tampa de plástico. Basta higienizá-los após o uso e entrar em contato com algum banco de leite ou posto de coleta para viabilizar a melhor forma de entrega. São esses os recipientes indicados para o armazenamento e transporte seguros do leite humano.