Professores da rede estadual de PE voltam a entrar em greve nesta quarta
A dois dias da data marcada para o retorno às atividades presenciais, os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram entrar em greve durante assembleia realizada nesta segunda-feira (19). Os profissionais de educação não concordaram com o retorno das aulas nas escolas a partir desta quarta-feira (21).
Intitulada "Greve em Defesa da Vida" pela categoria, a paralisação começa na quarta-feira e não abrange as atividades remotas. A decisão pela greve descumpre, portanto, um acordo firmado entre o sindicato e Governo do Estado para a volta das atividades presenciais. Essa foi parte do argumento usada pelo Governo do Estado para manter o retorno das atividades.
"Mesmo considerando todos os esforços para manutenção do diálogo por parte do Governo do Estado, o sindicato decidiu por descumprir duas decisões do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)", diz o Executivo estadual.
Representantes do Sintepe retornarão às escolas para fazer novas verificações das condições de trabalho. Uma nova assembleia da categoria foi marcada para a próxima sexta-feira (23), às 9h.
Por fim, o Governo do Estado disse que a decretação de greve por parte do Sintepe "prejudica o processo, além de contrariar as decisões da Justiça". "A continuidade da interrupção das aulas presenciais implicaria em ampliar ainda mais os prejuízos para os estudantes que desejam voltar às escolas, especialmente os concluintes do Ensino Médio, visto que estão encerrando esta etapa e se aproximando de avaliações importantes, como o ENEM, SSA/PE e demais processos seletivos para ingresso ao ensino superior", finaliza o governo.
Cronograma
As aulas, segundo o cronograma da Secretaria de Educação e Esportes, deveriam retornar primeiramente para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para a terça-feira da próxima semana, 27 de outubro, está marcado o retorno dos estudantes do 2º ano. Por fim, em 3 de novembro, devem voltar os alunos do 1º ano.
(via FolhaPE)