All for Joomla All for Webmasters

logo

 

A44744F6 9810 47A6 93A0 445EC7C06B1A

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Ministério da Saúde fecha acordo para compra de 46 milhões de doses da Coronavac

xcoronavac.jpg.pagespeed.ic.OqAf7ooQYwO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta terça (20), em reunião do Fórum dos Governadores, que assinou protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, conforme nota divulgada pelo órgão federal.

O anúncio tem como pano de fundo a disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tentam faturar politicamente com as estratégias de enfrentamento da pandemia. De acordo com o Ministério da Saúde, o protocolo de intenções “é mais um passo na estratégia de ampla oferta de vacinação aos brasileiros”.

A expectativa da pasta é de que 186 milhões de doses sejam disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021, somadas as três vacinas em análise — AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac.

O comunicado detalha que Pazuello informou que as doses serão distribuídas a todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os Estados”, garantiu o ministro.

O Ministério da Saúde destacou que a Butantan-Sinovac e a AstraZeneca estão em etapas avançadas de produção (Fase III), quando são testadas em milhares de pessoas. “É importante ressaltar que elas devem ser liberadas pela Anvisa e ter eficácia e segurança garantidas — conforme preconiza o Ministério da Saúde. O primeiro grupo a ser imunizado vai compreender os profissionais de saúde e grupos de risco”, informou na nota.

(via Valor Econômico)