Apagão deixa quase todo o estado do Amapá sem luz há mais de 36 horas
Um incêndio em uma subestação de energia na noite de terça-feira (3) deixou Macapá e outros 13 municípios do Amapá sem energia elétrica. O governo criou um gabinete de crise para avaliar o problema, mas ainda não há previsão de retomada do fornecimento, até as primeiras horas desta quinta-feira (5). O estado está, portanto, há mais de 36 horas sem energia.
Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), a interrupção no fornecimento ocorreu às 20h47 de terça, devido a incêndio e transformador da subestação de Macapá, que levou ao desligamento automático de linhas de transmissão e de duas hidrelétricas que abastecem a região.
Em vídeo gravado com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), classificou o caso como uma "tragédia". "É uma situação preocupante, estamos ali isolados agora sem energia, é uma dificuldade muito grande", afirmou.
Albuquerque e Alcolumbre se reunirão com o governo estadual em Macapá às 21h desta quarta (4) para avaliar a situação e buscar alternativas para restabelecer o fornecimento. "Esperamos que no final da noite possamos dar alguma previsão [de retorno]", disse o ministro no vídeo.
(via FolhaPE)