João Acaiabe, o tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo, morre aos 76 anos por covid-19
O ator João Acaiabe, conhecido por interpretar o Tio Barnabé no Sítio do Picapau Amarelo, morreu na madrugada de hoje (1º), aos 76 anos, vítima da covid-19. Ele estava internado desde o dia 15 de março e precisou ser intubado ontem.
O fato foi confirmado pela filha do ator, Thays Damazio Acaiabe, nas redes sociais. "E nós passamos o nosso último Natal juntos, meu pai mais que querido, meu amor. Eu não sabia que era o nosso último natal neste plano. Foi um natal feliz como sempre é quando a gente se encontra, só nós dois, comida, filmes e livros. Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente porque almas gêmeas nunca se separam!", escreveu.
O enterro acontecerá em sua cidade natal, Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo.
Também conhecido por interpretar seu Pimpinonni na nova versão da telenovela "Uma Rosa com Amor" e o cozinheiro Chico no remake de "Chiquititas", entre 2013 a 2015, Acaiabe iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio. Fez diversos trabalhos para a televisão como no programa Bambalalão da TV Cultura na década de 1980, onde era contador de histórias.
Além disso, o ator se dedicou a realizar trabalhos socioculturais, como oferecer aulas de teatro para jovens privados de liberdade na Fundação CASA. Em 2018, retornou à Rede Globo para atuar como Pai Didico, na novela "Segundo Sol".
No ano passado, João enfrentou problemas renais. Em setembro, ele completou nove meses aguardando na fila por um transplante. Ele passou por hemodiálises em um hospital de São Paulo na tentativa de mitigar os efeitos de uma insuficiência renal. Por conta de uma dieta restritiva imposta pela tratamento da doença, o ator perdeu mais de 20kg na época.
Nas redes sociais, artistas lamentaram a morte do ator.
(via UOL)