Tribunal condena Lula em decisão unânime
Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).
O julgamento, que durou 8 horas e 15 minutos, contou com os votos do relator do processo, João Pedro Gebran Neto, do revisor, Leandro Paulsen e do desembargador Victor dos Santos Laus, e aconteceu em Porto Alegre.
Os três desembargadores decidiram ampliar a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos no âmbito do próprio TRF-4.
A defesa, no entanto, ainda poderá tentar inocentar Lula nas instâncias superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal). Mas, após o julgamento dos embargos no TRF-4, poderá ser expedida ordem de execução de sentença. Nesse caso, ao recorrer ao STJ e depois ao STF, Lula já poderá estar preso.