SDS divulga esquema de segurança para Carnaval de Pernambuco
Em 2018, o Carnaval de Pernambuco contará com um esquema de segurança coordenado por 27 mil profissionais, incluindo bombeiros e policiais civis, militares e científicos. Durante o período, o efetivo vai cumprir 41.147 jornadas de trabalho, o que representa um acréscimo de 32% em relação aos dias de Momo em 2017. Os detalhes foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
De acordo com a pasta, um mesmo policial pode trabalhar em vários expedientes durante o carnaval. O efetivo inicia o trabalho no Sábado de Zé Pereira (10) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (14). Desse total, 2,7 mil profissionais foram integrados à equipe após o reforço no policiamento de Pernambuco, anunciado em 2017.
Além do aumento do número de jornadas, houve, também, acréscimo de 28,5% nos recursos destinados à segurança durante o carnaval, ainda de acordo com a SDS. Ao todo, serão investidos R$ 9 milhões para reforçar as escalas dos policiais e a infraestrutura para atender ao público, segundo o governo estadual.
De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, uma das novidades é o monitoramento das equipes de patrulhamento a pé através de GPS e o reforço em delegacias da mulher.
"Durante o carnaval, haverá delegacias da mulher funcionando 24 horas no Recife e em Olinda. Também teremos uma representante da Secretaria da Mulher com assento permanente no Centro de Comando e Controle, para facilitar o atendimento às vítimas de agressão", afirmou.