All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Onda de calor vai atingir Pernambuco? Veja resposta da APAC

19/09/2023

IMG 1357

Uma onda de calor deve afetar parte do País nesta semana, fazendo a temperatura subir até 5ºC a mais do que o comum e ultrapassar 42ºC em algumas localidades. Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), não deve ser atingido pelo fenômeno. Entretanto, com a chegada da primavera, a previsão é de que os termômetros marquem de um a dois graus acima da média do Estado.

De acordo com o órgão, Pernambuco terá escassez de chuvas no período de outubro a dezembro.

Primavera é a estação mais quente e seca em Pernambuco

Segundo a meteorologista da Apac Zilurdes Lopes, a primavera, que começa no próximo sábado (23), é a estação mais quente e seca do ano no Estado. A região do Sertão será a mais afetada pelo calor. As temperaturas podem chegar aos 40ºC.

Alerta de onda de calor no Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de nível laranja (perigo) de onda de calor para várias localidades do País, dizendo que a temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.

Segundo o Inmet, a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.

O alerta é válido até as 18h da sexta-feira (22) para estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Tocantins.

Riscos da onda de calor à saúde

Quando fica exposto a muito calor, o corpo tenta se refrescar. Porém, se não consegue, o organismo pode chegar à exaustão. Podem ocorrer tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga. Nos casos extremos, a pessoa pode sofrer falência de órgãos e até morte.

Foto: Vinicius Schmidt/ Metrópoles